Entra em vigor hoje, em todo o País, a resolução 214 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que deverá acabar – ou pelo menos reduzir – as queixas sobre radares “escondidos”. A resolução determina que todos os aparelhos que fiscalizam excesso de velocidade, fixos ou móveis, devem estar plenamente visíveis e acompanhados de sinalização.

Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), todos os radares de São Paulo já estão sinalizados. No entanto, ainda é fácil encontrar pelas ruas equipamentos sem indicação (até escondidos no meio de árvores ou depois de viadutos), placas de velocidade encobertas por galhos ou sinalizações de velocidade fora da distância regulamentar.

Leia matéria completa da Agência Estado, no site Yahoo

O radar (o popular “pardal”) é um importante instrumento na luta por maior segurança no trânsito.
Ele é inibidor da infração, e as multas deles decorrentes deveriam ter uma destinação em obras, campanhas educativas, serviços voltadas para o aumento da segurança. Coisa que raramente acontece – os valores arrecadados normalmente vão para o caixa único e têm outra destinação.
Para que o radar funcione como “inibidor” é preciso que haja sinalização explicitando a localização dos mesmos. Embora a matéria seja dura com a Prefeitura de São Paulo, temos que considerar o tamanho e a quantidade de placas necessárias para atender à legislação.
Vamos aguardar para ver os resultados.

***


Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Posted in

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo