O Portal Fator Brasil publicou matéria que revela que o governo do estado do Rio de Janeiro está concedendo incentivo tributário para empresas que produzam sistemas de risers (dutos que ligam plataformas a campos submarinos de petróleo).
Esse sistema tem carência de oferta no País, principalmente pela demanda resultante da exploração de petróleo em águas profundas realizada pela Petrobrás

O primeiro grupo a se beneficiar de tal incentivo será o norueguês Aker Kvaerner, que está adquirindo área de 13 mil metros quadrados no Condomínio Industrial de Rio das Ostras, a Zona Especial de Negócios (ZEN), para a instalação de uma fábrica de sistemas de risers.
O Condomínio Industrial de Rio das Ostras, inaugurado pelo governo do estado e a Prefeitura local, já possui seis empresas operando, 20 em construção e outras 80 inscritas para se instalarem.
Os investimentos na instalação da nova fábrica, segundo informou o secretário de Energia, Indústria Naval e Petróleo, Wagner Victer, são da ordem de US$ 5 milhões e a geração de empregos será de cerca de 100 novos postos de trabalho. “Esta será a primeira empresa produtora de risers instalada no Brasil. Atualmente, existem no mundo apenas cinco grupos com tecnologia para construir tais equipamentos”, afirmou o secretário.

A instalação da fábrica de “risers” na Zona Especial de Negócios traz algumas vantagens para a economia brasileira e, em especial, a do estado do Rio de Janeiro: a geração de empregos na região que dependia, principalmente, da pesca e do turismo; a centralização através do pólo, o que facilitará a logística da produção ao seu destino; trará novas tecnologias ao País; demandará capacitação de mão de obra e divisas ao estado do Rio.

Selma Campos

***


Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Posted in

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo