A construção do Porto do Açu, investimento privado da empresa MMX na ordem de R$ 5 bilhões no município de São João da Barra, no Norte fluminense, tornou-se hoje uma realidade. Em cerimônia agora à tarde no Palácio Laranjeiras, o governador Sérgio Cabral entregou a licença de instalação, assinada pelo presidente da Feema, Axel Grael, autorizando o início das obras.
Na oportunidade, Cabral mais os presidentes da Firjan (Federação das Indústrias do Rio), Eduardo Eugênio Gouveia Vieira, e da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Olavo Monteiro de Carvalho, foram testemunhas da assinatura do acordo no qual a empresa inglesa Anglo American, um dos maiores grupos de mineração do mundo, adquiriram 49% do capital social da MMX Minas-Rio.
Foto: Lagoa do Açu /Prefeitura de São João da Barra
Leia mais
Segundo informações da prefeitura de São João da Barra, a MMX quer trabalhar com fornecedores da cidade e, na quinta-feira da semana passada, fez uma reunião com comerciantes locais para dar orientações de como poderão entrar nas licitações que a empresa – que vai construir o porto do Açu – fará no município. No próximo dia 21 será iniciado o curso de técnico de Informática Industrial nos três distritos, através de uma parceria Cefet/Prefeitura. A empresa construtora do porto também irá patrocinar cursos gratuitos que atenderão 500 alunos.
O secretário de Ambiente do Estado do Rio, Carlos Minc, declarou que concedeu licença com restrições, pois deverá haver equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a preservação natural do município.
Selma Campos
***
Deixe um comentário