A Paraíba poderá ser contemplada com a construção de dois trechos da nova Transnordestina. Projeto é apontado como uma alavanca para o crescimento econômico-social da Região Nordeste. Um estudo já autorizado pelo Ministério dos Transportes analisa a viabilidade da interligação do porto de Cabedelo ao de Suape, no Recife, e um segundo trecho interligando Campina Grande ao Sertão paraibano e parte da divisa do Ceará e Rio Grande do Norte.
O transporte de cargas e passageiros seria utilizado na execução dos projetos de desenvolvimento do Estado, através de um sistema que tem tudo para alavancar a economia paraibana. O governador Cássio Cunha Lima (PSDB), conhecendo a importância do empreendimento, se esforça para incluir a Paraíba neste projeto com a expectativa de revolucionar as diversas atividades produtivas paraibanas.
O ex-deputado federal Inaldo Leitão (PR), secretário de Ação Governamental do escritório do governo em Brasília, está acompanhando o estudo autorizado pelo Ministério dos Transportes, cujo resultado deve sair em breve. Os R$ 4,5 bilhões de investimento são provenientes de recursos público e privado. “O ministro Alfredo Nascimento (Transportes) já autorizou estudos para ver a possibilidade de incluir a Paraíba na construção da ferrovia”, disse Inaldo.

Leia mais no site do Jornal da Paraíba (Seção Política)

Havendo viabilidade econômica e política a expansão da Nova Transnordestina deve ser feita, ainda que os governos federal e estaduais tenham que alocar recursos públicos para esse empreendimento.
Não pode prevalecer a idéia de que recurso público é só para rodovia; projetos ferroviários têm que ficar de pé por si próprios…
Em lugar nenhum do mundo desenvolvido e emergente é assim.

***


Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Posted in

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo