Em franco processo de rejuvenescimento, com roupagem prata, a Ponte Hercílio Luz faz 81 anos neste domingo. Das quase 5 mil toneladas de aço de toda a sua estrutura, 400 toneladas estão recuperadas, com 35% da reforma concluída.
Os responsáveis pela obra garantem que, em 2010, o famoso cartão-postal, além de embelezar a cidade, também vai reassumir sua função original e desafogar o trânsito no Centro da Capital. Quem trafega pelas vizinhas pontes Colombo Salles ou Pedro Ivo já consegue notar a diferença. Toda a estrutura do Viaduto Ilha está pronta. Os trabalhos seguem manualmente no lado continental, com os blocos de aço recebendo lavações em jato de areia, tintas especiais e trocas de rebites. Outras 130 toneladas de aço, não aproveitadas, foram trocadas e colocadas para leilão. Poucos sabem que, com 81 anos de existência, a Ponte Hercílio Luz nunca recebeu uma solda. Todos os blocos de aço são interligados por rebites, os conhecidos pinos, tudo feito manualmente.

Leia mais: clique aqui

O governador Hercílio Luz resolveu construir a ponte para consolidar Florianópolis como Capital de Santa Catarina. Àquela altura, as outras cidades consideravam a Ilha muito distante para ser o centro administrativo e político do Estado e, em conseqüência, havia um movimento pregando a mudança da Capital para Lages.
Uma das maiores pontes pênseis do mundo, teve sua construção iniciada em 14 de novembro de 1922 e foi inaugurada a 13 de maio de 1926. O comprimento total é de 819,471m, com 259m de viaduto insular, 339,471m de vão central e 221m de viaduto continental.

Selma Campos

***


Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Posted in

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo