Um investimento de US$ 36 milhões (cerca de R$ 72 milhões) da empresa British Gás na exploração de dois poços de petróleo na Bacia de Santos vai abrir 150 vagas de empregos diretos e indiretos em Niterói.
Isso porque toda a operação logística dos trabalhos da empresa britânica será feita no Porto de Niterói. O anúncio foi feito ontem por Gilberto Ribeiro, presidente da Nitport (uma das empresas que arrendaram a administração do Porto de Niterói), durante evento em foi apresentado o cronograma de obras do porto e entregue ao presidente da Companhia Docas do Rio de Janeiro, Antônio Carlos Soares, o título de Cidadão Niteroiense da Câmara municipal.
A homenagem foi uma iniciativa do ex-vereador e hoje deputado estadual Rodrigo Neves (PT). Durante a apresentação das obras que serão feitas na antiga estação ferroviária General Dutra, cuja primeira fase deve ficar pronta em agosto deste ano, Soares destacou que a revitalização do porto só foi possível através do trabalho em conjunto com a Prefeitura de Niterói e que, graças a isso, o porto se tornou a maior base de offshore da América Latina.
“Com o trabalho de dragagem de toda a enseada de Niterói, diminui-se a taxa de assoreamento, fazendo com que o porto ganhe muito, principalmente no aumento da capacidade dos estaleiros montados aqui”, comentou.
Godofredo, por sua vez, lembrou que, quando se começou a falar sobre revitalização dos portos do Estado do Rio, o de Niterói estava de fora do processo, mas que, com a feliz parceria público-privada e a forte atuação de Antônio Carlos à frente da Docas, acabou sendo incluído nos planos. “Se dizia na época que o porto não iria sobreviver porque não tinha profundidade. Hoje, após o aumento de capacidade do porto, vemos o incremento de investimentos e de trabalhos que só trazem benefícios para o município”.
Fonte: O Fluminense
O resgate das operações no Porto de Niterói, totalmente assoreado até dois anos atrás, é motivo de orgulho para a Cia. Docas do Rio de Janeiro e para o Governo Federal.
Hoje, com dois operadores no terminal, o Porto de Niterói gera empregos e divisas para o Estado.
Deixe um comentário