“Pelo menos na próxima semana, a Central Única das Cooperativas do Transporte Alternativo do DF (Unicoop) não deve acionar a justiça contra a decisão que retira vans de condomínio de circulação.
A categoria decidiu procurar o secretário de Transportes, Alberto Fraga, antes de tentar reverter a decisão na justiça.
Os permissionários acreditam que podem manter parte das vans em circulação. “Vamos tentar um acordo com o secretário. Vamos pedir que permissionários que respeitam as leis continuem rodando”, explica o advogado da Unicoop, Luiz Fernando Lima.”
Leia mais no site Correioweb
O Secretário Alberto Fraga, em visita à nossa Secretaria, há uns quinze dias, falou dos planos do GDF para resolver os problemas do transporte coletivo de passageiros, no DF e no entorno (Goiás e Minas Gerais).
A intenção do GDF é fortalecer os ônibus e o metrô, adicionando micro-ônibus (via licitação) para fazer o transporte complementar, eliminando as vans e as “lotadas” em carros de passeio. Quem opera vans poderá participar da licitação das linhas de micro-ônibus, através de cooperativas.
O GDF está estudando a criação de bilhete para duas horas, ou seja, o usuário se tiver que pegar três ônibus ou um micro-ônibus e dois ônibus só pagará uma passagem, num período de duas horas.
Resta resolver o que e como fazer nesse período de transição, já que muitas pessoas ainda dependem das vans pela inexistência de ônibus em determinados horários.
Nossa Secretaria ajudará o GDF, com seus quadros especialistas no assunto, a buscar uma solução para o problema do transporte de ônibus no entorno.
Além disso, serão retomados os estudos de viabilidade para as ligações ferroviárias Brasília – Luziânia e Brasília – Goiânia.
Deixe um comentário