A Santos Brasil se ajustou às estritas normas de controle do ISPS-Code e tem 120 câmeras no terminal

Em 30 de setembro de 2005, a Santos Brasil obteve um documento que representa um marco em sua história. É a sua certificação ISPS-Code – International Ship and Port Facility Security Code. Tal norma foi desenvolvida pelo governo dos Estados Unidos depois dos atentados de 11 de setembro de 2001, com o objetivo de mitigar riscos de atentados terroristas contra navios e instalações portuárias.
Hoje, só os portos certificados, como o TECON, podem receber embarcações de origem norte-americana. E na Santos Brasil o tema segurança é tratado como prioridade máxima.
Hoje, já estão instaladas em pontos estratégicos do porto 120 câmeras de vídeo, em circuito fechado, que transmitem as imagens para uma moderna sala de controle, que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. Com isso, pode-se detectar, instantaneamente, qualquer anormalidade. E, com o crescimento da operação da Santos Brasil, estão sendo adquiridas novas cãmeras, que chegarão a 160 até o fim de 2007.
A Santos Brasil também conta com emissores de raios infravermelhos, instalados ao longo de todo o perímetro do terminal, o que garante controle e segurança às operações. E todos os caminhões são filmados ao entrar ou sair do TECON. Isso vem permitindo à Santos Brasil operar sem ocorrências de gravidade desde a privatização.
A tecnologia, porém, não fica restrita à segurança física. Ela tem sido usada para gerar diversos benefícios para os usuários do porto. Ao entrar no site da Santos Brasil na internet, os clientes podem ter acesso, com total sigilo e privacidade, a todos os dados referentes às suas operações. E a segurança operacional também se traduz em rapidez. (entre no site e clique em Câmeras Online)
Um dos conceitos utilizados pela Santos Brasil é o de one-stop-shopping. O objetivo é oferecer aos clientes toda a infraestrutura necessária para soluções logísticas completas na importação e na exportação. Lá dentro do terminal, há instalações para a Alfândega e para os Ministérios da Agricultura e Saúde, além do “Tecon Express” – um serviço de lancha expressa entre a Alfândega de Santos e o terminal.
Outro diferencial é a exclusividade da Santos Brasil no regime de “LINHA AZUL”, que permite a clientes previamente habilitados pela Aduana de Santos realizarem desembaraço aduaneiro em até seis horas.

Fonte: Isto É Dinheiro

Este terceiro post sobre a Santos Brasil encerra a apresentação da empresa.
Na semana que vem, traremos outro grande operador logístico.


Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Posted in

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo