O jornal O Globo (só para assinantes) de hoje publicou matéria em que o governador do Estado, Sergio Cabral Filho, e o secretário de Transportes, Júlio Lopes, iriam almoçar com representantes da empresa aérea Gol, que também controla a Nova Varig. A finalidade do encontro é discutir linhas de vôos de Buenos Aires à Cabo Frio, já que o aeroporto da Região dos Lagos passa por reformas de ampliação e deverá ser inaugurado pelo presidente Lula no final de junho. Durante o encontro iriam tratar também de plano de recuperação aeroportuária para o estado do Rio de Janeiro.

Segundo a matéria, serão debatidos também os investimentos da Nova Varig, já que a Varig (antiga) realiza pequenas operações no Rio. Os representantes do Governo do Estado querem saber quais são os planos de investimentos da Companhia.
Júlio Lopes declarou, de acordo com a matéria, que um dos motivos do encontro, também, é trabalhar para a retomada das operações de cargas nos aeroportos já que, ao longo dos anos, o Rio perdeu 80% dessa operação. Para isso é necessário aumentar o número de passageiros, o que facilitará a operação com as transportadores e irá melhorar o despacho aduaneiro que não pode demorar mais do que 24 horas.
O aeroporto Tom Jobim também foi incluído no Plano de reformas de ampliação dos aeroportos do País, mas o terminal II, ainda não foi concluído. Mesmo assim, o velho Galeão tem potencial para movimentar 15 milhões de passageiros/ano e hoje movimenta apenas 5 milhões.
O governo do estado vem buscando revitalizar o aeroporto Tom Jobim. E essa é a primeira de uma série de reuniões que serão realizadas com as empresas aéreas. Junto à Infraero, o governo articula parcerias para melhorar a segurança no aeroporto através de aquisição de câmeras, etc.
Afinal, é uma logística complicada um estado como o Rio de Janeiro que, além de atrair um dos maiores fluxos turísticos internos, seja para a Região Serrana como Petrópolis, Teresópolis, Friburgo ou para a Região dos Lagos como Cabo Frio, Arraial do Cabo, Búzios é, ainda o maior pólo turístico internacional do Brasil, cujos visitantes, em sua maioria, precisam ir a São Paulo para fazer a conexão.

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Posted in

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo