O Porto Municipal de Itajaí será o principal elo logístico para a exportação de mercadorias produzidas em Tocantins. A proposta foi apresentada nesta quarta-feira por Paulo Salvador Martorelli, representante do Estado na Intermodal South America, maior feira para o comércio exterior da América Latina.
Segundo Martorelli, Itajaí é peça fundamental em um ousado plano de crescimento implantado pelo governo do estado de Tocantins. “Hoje as dificuldades de escoamento da produção inibem maiores investimentos em setores amplamente promissores como a pecuária, produção industrial de manufaturados e bio combustível”, disse.
O governo federal hoje investe pesado na construção de uma ferrovia que corta o estado de norte a sul. Tocantins ainda depende exclusivamente da rodovia Belém-Brasília. Com os trilhos será possível acessar de forma rápida e a baixo custo a malha ferroviária nacional que passa por Goiás, além de várias outras estradas federais, ampliando as possibilidades logísticas.
Vencido o obstáculo do escoamento, segundo Martorelli, o Porto Municipal de Itajaí apresenta o melhor conjunto de vantagens logísticas – como segurança e agilidade – para exportar a produção. Consultor em comércio exterior, Martorelli possui ainda no currículo expressivas passagens pelo Ministério dos Transportes e Petrobrás.

Saiba mais

Por mais que o Porto de Itajaí seja a “menina dos olhos” de muita gente (nós mesmos temos uma “quedinha” por ele), será preciso aguardar a Ferrovia Norte-Sul ficar pronta para que isso seja viável.
Ao mesmo tempo, temos o Porto de Vila do Conde, logo ali, no Pará, com todas as condições de atender às necessidades de escoamento da produção de Tocantins. Sem contar Itaqui, com o avanço da Norte-Sul em direção a Palmas, bem como Pecém e Suape com a conclusão da obra da Nova Transnordestina.


Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Posted in

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo