Resolução da Anvisa proibirá propaganda de bebidas alcoólicas de baixo teor, nas rádios e TVs, entre as 8h e 20h. Isso inclui cerveja, vinho, ices, coolers.
Além disso, nos horários permitidos, a publicidade será acompanhada de frases de advertência do Ministério da Saúde mais contundentes sobre os perigos do álcool.
As novas regras passarão a valer após 180 da publicação da Resolução no Diário Oficial.
A legislação atual só restringe propaganda de bebidas com teor alcoólico acima de 13 graus, como o uísque, vodca e cachaça. Nestes casos, a nova regulamentação ampliará em uma hora o período em que a propaganda será proibida nas rádios e TVs – entre 6h e 21h.
Leia matéria completa, na edição digital de O Globo (somente para assinantes do jornal ou do site globo.com)
Como todos ficaram sabendo nesta semana, segundo o Ministério da Saúde, cerca de 50% das mortes no trânsito envolvem bebida alcoólica.
O Governo Federal vai apertar o cerco no consumo destas, especialmente por adolescentes e jovens adultos, as principais vítimas.
Esta é apenas uma medida, no âmbito da educação.
Outras como restrição à venda às margens das rodovias e repressão nas saídas de bares, restaurantes e boates também virão, sendo que estas dependem, em grande parte, dos governos estaduais.
Deixe um comentário