As companhias com operação logística no Porto de Santos, o maior do País, estão otimistas em relação ao crescimento projetado para este ano. Somados, os investimentos previstos pelas empresas Santos Brasil, Libra Terminais e Marimex resultam em R$ 240 milhões, valor destinado apenas às operações no Porto de Santos.
Segundo Fabrizio Pierdomenico, diretor comercial e de Desenvolvimento da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), o ritmo de crescimento no Porto de Santos tem demonstrado um enorme potencial de ampliação. De 53,4 milhões de toneladas movimentadas em 2002, o Porto saltou para 76,3 milhões, em 2006.
“Para os próximos dez anos, há um potencial de investimento em infra-estrutura da ordem de US$ 2 bilhões, contando com Barnabé-Bagres. Além de existir a possibilidade de criação de dois novos terminais em áreas invadidas, o aprofundamento do calado, que deve estar pronto até 2010, deve aumentar em até 30% a capacidade produtiva do porto”, estima Pierdomenico.

Leia mais

Esses números mostram que, ao contrário do que se diz, as Cias. Docas estão contribuindo para essa expansão, viabilizando soluções que aumentam a produtividade. Um exemplo, no Porto de Santos, foi ter concedido à Santos Brasil um acréscimo de área, para mais um berço, que vai aumentar muito a eficiência do Porto. Essa medida foi contestada na Justiça e a Cia. Docas ganhou.
Há muitos outros exemplos, como no Porto do Rio de Janeiro, do qual falaremos em breve.


Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Posted in

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo