A construção da Ferrovia Nova Transnordestina é apontada como um passo importante para o aumento no volume de operações do Complexo Industrial Portuário de Suape. O projeto, que ainda está em fase inicial de construção, vai permitir o escoamento da produção de grãos do oeste da Bahia e do sul do Piauí, do gesso do Araripe pernambucano e da vinifruticultura do Vale do São Francisco.
Atualmente, somente o trecho Missão Velha-Salgueiro está em obras. O Governo de Pernambuco tenta, junto à Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN), o início das obras do ramal Trindade-Salgueiro, que já está com o projeto executivo finalizado, no segundo semestre deste ano.
Os ramais Eliseu Martins-Trindade, Salgueiro-Suape e Missão Velha-Pecém estão com os projetos executivos em andamento, com o prazo de finalização de 12 meses.
O Governo de Pernambuco ainda se articula com o Governo Federal para incluir no projeto o ramal Petrolina-Parnamirim, que já está com o projeto executivo pronto. Este trecho específico está orçado em R$ 400 milhões e seria viabilizada através dos recursos da antiga CSN, retidos no Finor. O Governo Federal, a partir de uma articulação do governador Eduardo Campos, já sinalizou favoravelmente a essa alternativa.

Saiba mais: clique aqui

Uma das maiores obras do governo federal, a construção da NOva Transnordestina já está alavancando a economia das regiões por onde atravessará.
Para não “perder o bonde da história”, as empresas se antecipam e aumentam os investimentos na área, pricipalmente nos portos de Suape e Pecém.


Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Posted in

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo