O transporte internacional, rodoviário e naval foi tema de reunião realizada esta semana entre a Câmara de Comércio Exterior (Camex) e empresários do setor.
Ainda participaram do encontro representantes da Receita Federal e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
O objetivo do encontro foi a apresentação e discussão de propostas visando à redução de custos e ao aumento da competitividade do segmento, sobretudo junto a países da América Latina.
Participaram do encontro representantes da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), Câmara de Logística Integrada (CLI), Agência de Desenvolvimento da Multimodalidade (ADM), NTC & Logística, Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP) – Comissão de Portos, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Sindicato dos Despachantes de São Paulo, Sindicato Nacional das Empresas de Navegação Marítima, Companhia Brasileira de Conteiners e Companhia Brasileira de Logística.
Uma das demandas apresentadas foi relativa ao transporte rodoviário para países da América do Sul, via Argentina.
Entre os problemas apontados pelo segmento estão o alto custo do pedágio argentino (maior para motoristas brasileiros), do combustível e dos pneus nacionais, além de questões tributárias e legais relativas à área.
Pontos que, segundo o segmento, colocam os brasileiros em desvantagem na hora de exportar.
Clique aqui para ler o restante da matéria
Os Presidentes dos países da América do Sul já decidiram promover a Comunidade Sul-americana de Nações.
Além disso, tínhamos e temos as negociações bi-laterais.
Faz parte do grande esforço de integração sul-americana reunião como essa, mencionada no post.
Deixe um comentário