Os trilhos já estão sobre os dormentes nos últimos seis quilômetros – de um total de 205 km – que restam para concluir o trecho da Ferrovia Norte-Sul, de Aguiarnópolis ao Pátio de Araguaína, que deverá ser inaugurado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está com visita prevista ao Estado no próximo mês de maio. Com a conclusão da obra, a cidade de Araguaína estará ligada ao Porto de Itaqui (MA).
“Neste pátio nós temos dez lotes para ciclos de grãos e combustíveis e muitas empresas estão nos procurando, por isso estamos preparando a licitação para que elas se instalem neste pátio”, afirmou o diretor da Valec, empresa construtora da ferrovia, Ulisses Assad, acrescentando que é possível também a chegada da ferrovia a Palmas até 2008, o que depende da liberação dos recursos. Segundo o diretor, até Guaraí a chegada da ferrovia, em 2008, está garantida.
O pátio de Palmas, que será construído na divisa com o município de Porto Nacional, segundo Assad será o maior da ferrovia e atenderá não só os produtores da região de Porto, mas também toda a região de Palmas, podendo, inclusive, atender também os produtores das regiões Sul e Leste da Bahia, que atualmente percorrem mais de 900 quilômetros para escoar sua produção e passariam a percorrer menos de 400 quilômetros se utilizarem a Plataforma Modal da capital tocantinense.
Leia mais: clique aqui
Como já mencionamos neste blog, a Ferrovia Norte-Sul será uma das maiores obras construídas no País. Paralisada há muitos anos, foi retomada pelo atual governo e, do ponto de vista de logística, fará uma das mais completas ligações intermodais, interligando o Centro-Oeste ao Nordeste, através da Estrada de Ferro Carajás, escoando a produção via Porto de Itaqui, no Maranhão.
Deixe um comentário