As lombadas eletrônicas instaladas há um mês na BR-232, no Curado, Zona Oeste do Recife, começam a registrar multas os motoristas infratores a partir de hoje.
Os equipamentos, dois em frente à fábrica de tintas Coral e mais dois próximos ao 10º Esquadrão de Cavalaria Mecanizada do Exército, estavam ligados desde sua implantação, mas não geravam multas. Agora, funcionarão das 6h às 22h.
Do tipo bandeira, os aparelhos monitoram a velocidade por um trecho de 500 metros, nos dois sentidos da rodovia.
A multa para quem exceder 60 quilômetros por hora pode chegar a R$ 574,62, dependendo da velocidade.
Durante o primeiro mês de operação experimental, as lombadas chegaram a registrar os veículos que passavam acima do limite. “Mas os motoristas só recebiam um aviso em casa, sem cobrança de multa, para efeito educativo”, explicou o gestor de trânsito do Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER), Luciano Motta.
Os principais motivos para colocação dos equipamentos nos dois trechos da BR-232 foram o alto índice de acidentes e o grande fluxo de pedestres na área. Em um ano, foram 127 ocorrências, resultando em 85 feridos e sete mortos.
De acordo com estudo do DER, a velocidade média dos veículos que trafegam na área era de 80 quilômetros por hora antes da instalação das lombadas.
Pórticos que indicam a fiscalização eletrônica já estão instalados.
Motoristas que ultrapassam a velocidade máxima permitida têm o automóvel fotografado, depois que sensores detectam a infração.

Jornal do Commercio/PE

Além de um trabalho profundo de educação para o trânsito, é necessário ampliar o controle de velocidade nas vias urbanas e nas rodovias.
Infelizmente, uma boa parte dos motoristas só tem sensibilidade no bolso.


Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Posted in

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo