Conforme noticiado pela imprensa, o porto do Rio Grande (RS) inaugurou este mês o novo pórtico de acesso do seu cais público, o chamado Porto Novo (foto).
Com investimentos de R$ 2,5 milhões e destinada a recepcionar e identificar a entrada de cargas que chegam via caminhão ou trem, a estrutura atende as exigências do ISPS Code (Código Internacional para Proteção de Navios e Instalações Portuárias).
Localizado no Portão 2 do Porto Novo, o novo pórtico conta com cinco vias de acesso: duas para entrada e duas para a saída de cargas, além de uma somente para entrada e saída.
De acordo com a administração portuária, uma das vias ficará disponível para o concessionário dos serviços ferroviários instalar uma linha férrea.
No local foram construídos dois prédios de 650 m² cada. Batizados como Norte e Sul, contam com infra-estrutura de comunicação (rede de computadores, internet, telefones), sistema de água quente e ar condicionado.
O prédio Sul abriga o Setor de Exportação do Porto, Sala do ICMS, Sala de Logística e Setor de Cadastramento da Guarda, além do Ministério da Agricultura – incluindo salas para inspeção e laboratório.
Já no prédio Norte ficam Vigilância Aduaneira, Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Polícia Federal, Ministério do Trabalho e Receita Federal.
Entre os dois prédios foi instalada ainda uma cobertura metálica de 850m², que serve de proteção para as cinco vias de acesso e as seis guaritas de inspeção.
O Porto Novo já possui um outro pórtico de acesso no Portão 4, destinada ao controle de pedestres e veículos de pequeno porte.

O Porto do Rio Grande foi delegado para o Governo do Estado que é o seu gestor.
Entretanto, o Presidente Lula, quando instituiu a Agenda Portos, em 2004, fez questão de não levar em conta quem era o gestor (alguns estaduais como Rio Grande e Paranaguá. Outros municipais como Itajaí).
O objetivo era o de remover os principais gargalos.
Os portos escolhidos para receber investimentos da Agenda Portos foram onze, que correspondem a 90% do volume de cargas, nos terminais marítimos.
Gradativamente, todas as ações da Agenda Portos foram ou estão sendo finalizadas.
A principal ação: dragagem de manutenção e de aprofundamento em alguns casos.
Outra: a implantação de sistema de segurança do ISPS-Code, que é o padrão internacional exigido para todos os portos.


Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Posted in

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo