A Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) anunciou, em entrevista à Revista Exame na última sexta-feira, que está realizando estudos para elevar em 10 milhões de toneladas por ano a capacidade de embarque do terminal portuário de Ponta da Madeira, em São Luís, no Maranhão.
Em conjunto com a Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica (FCTH), da Universidade de São Paulo (USP), a empresa realizou hoje a milésima simulação de manobra com um navio Panamax, com capacidade para 75 mil toneladas de cargas.
A simulação foi feita em um modelo físico e reduzido do porto, localizado na USP. Após a simulação, a manobra será executada efetivamente na prática pela primeira vez no Píer II, em São Luís.

Saiba mais: clique aqui

Como já mencionamos neste blog, os investimentos que estão sendo feitos pelo setor privado, principalmente na área de logística, são resultados das condições favoráveis alcançadas pela política econômica do governo Federal. Investir na ampliação da capacidade do Ponta da Madeira, como anunciado pela maior empresa de logística e proprietária do terminal, demonstra confiança nos investimentos em andamento, e os que serão feitos, com recursos previstos no Plano de Aceleração do Crescimento – PAC .
O Plano prevê a construção da Ferrovia Norte-Sul, já iniciada (trecho norte concluído) interligada à Estrada de Ferro Carajás e à hidrovia do Rio Tocantins (viabilizado pelas eclusas de Tucuruí, em fase de conclusão), que por sua vez estará interligando a BR – 230, no Pará, e hidrovias da Amazônia. Essa intermodalidade permitirá melhor escoamento da produção das regiões Norte e Centro-Oeste ao terminal. Só para a Região Norte estão previstos recursos de R$ 6,2 bilhões até o ano de 2010.

E não é só isso: a busca por soluções logísticas tem demandado tecnologia e incentivado a pesquisa científica (como é o caso do estudo da Universidade de São Paulo -USP)), hoje em ascensão en nosso País.


Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Posted in

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo