De acordo com a Corde (Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência Física), há cerca de 24,5 milhões de pessoas no Brasil com alguma incapacidade. Desse total, 48,1% sofrem deficiência visual, 22,9% têm problemas motores, 16,7% não escutam bem e 8,3% apresentam deficiência mental permanente. A deficiência física atinge outros 4,1%. Calcula-se que sejam habilitados na categoria B (automóveis) 19,6 milhões de brasileiros -ao menos 1,2 milhão de deficientes são motorista ou têm um indicado para guiar o carro com isenção de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). O mercado de carros adaptados movimenta cerca de R$ 400 milhões por ano.
Fonte: Folha de São Paulo
As ações interministeriais que vêm sendo implementadas cada vez mais, como acessibilidade e incentivo fiscal, têm mostrado resultados positivos à política de inclusão social do Governo Federal.
Para acessar vídeo sobre a campanha pró-acessibilidade, promovida pelo Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência – Conade, clique aqui.
Deixe um comentário