Lançado primeiramente no Rio Grande do Sul, um sistema de pagamento de pedágios e estacionamentos que funciona através de chips e antenas, permitindo a passagem automática dos veículos pelas cancelas, passa a operar na próxima semana, também no Rio de Janeiro.
O sistema, denominado Auto Expresso, será implantado iicialmente no estacionamento do Centro Empresarial Mario Henrique Simonsen, na Barra da Tijuca. No Rio Grande do Sul, o Auto Expresso já é utilizado por mais de dez mil clientes, sendo aceito em rodovias administradas pela Concepa (Concessionária que liga Osório a Porto Alegre). O sistema também está sendo instalado em praças de pedágio operadas pelo Daer (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem), localizadas em Portão, Campo Bom e Coxilha. A DBTRANS, empresa responsável pela operação e administração do sistema, projeta ainda para este semestre, instalar o Auto Expresso em 18 estacionamentos e vias expressas no Rio de Janeiro. Em São Paulo, o Auto Expresso chega aos estacionamentos no segundo semestre.

Fonte: Canal do Transporte

As novas tecnologias permitem melhorar o fluxo de veículos, seja nas praças de pedágio ou em cancelas de estacionamento, eliminando o estresse do usuário causado pelo tempo gasto em filas.
No futuro, o usuário pagará muito menos para utilizar as rodovias com pedágios, porque todos pagarão e cada um segundo o trecho que percorrer.
Mais cinco anos e a tecnologia da informação substituirá as praças de pedágio.


Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Posted in

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo