Matéria do UOL Economia informa que “Um dia depois de quebrar o recorde mundial de velocidade sobre trilhos, a companhia francesa de transportes Alstom anunciou a intenção de construir um trem de grande velocidade entre o Rio e São Paulo.
O trajeto tem dimensão dentro do ideal para exploração pelo modal ferroviário e seria feito em parceria público-privada (PPP), segundo os moldes já estudados pelo Ministério dos Transportes. A pré-proposta foi apresentada ontem (4), em Paris, ao governador do Rio, Sérgio Cabral.”
Empresas alemã e italiana, o governo da Coréia do Sul e, agora, a Alstom, têm demonstrado interesse nessa ligação. Os italianos fizeram um estudo e entregaram ao Ministério dos Transportes, que criou um Grupo de Trabalho para analisar o referido estudo (clique aqui para ver o relatório).
Na minha opinião, está amadurecendo um primeiro projeto de ligação ferroviária de alta velocidade, que interessa ao país, pela redução de consumo de combustível e de poluição. Vamos ver até que ponto os interessados estão dispostos a realizar o empreendimento com um mínimo de recursos públicos.
Deixe um comentário