Os estudos para a duplicação dos 310 quilômetros da BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, na Região Leste, estão sendo concluídos pelo Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit). Trata-se do estudo de viabilidade para contratar o projeto, que apontará como será feita a duplicação.

“A expectativa é de que, daqui a um ano e meio, tenhamos condições de fazer a licitação. Mas só poderemos marcar o início da obra e o prazo quando o projeto estiver finalizado”, disse Alexandre de Oliveira, engenheiro-supervisor do Dnit. A duplicação terá início no viaduto do Anel Rodoviário sobre a Avenida Cristiano Machado, no Bairro São Gabriel, na Região Nordeste da capital, e vai até a entrada de Valadares. Oliveira não arrisca o valor da obra, mas diz que o governo federal já assegurou R$ 1 bilhão para o serviço. A verba fará parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Leia a íntegra da matéria: clique aqui
A rodovia hoje está em perfeitas condições. A duplicação se faz necessária em função do crescente volume de tráfego e da geometria (curvas muito sinuosas). A importância da obra é oferecer condições de trafegabilidade e segurança por se tratar de um dos mais importantes elos de ligação entre o nordeste e sul do País.
Com o pólo siderúrgico localizado na região de Ipatinga, a BR 381 desenvolve importante papel de escoadouro da produção do Vale do Aço ao Porto de Vitória, via BR 262; aos portos do sul, como o de Santos, via Fernão Dias (BR 381) e aos portos do Rio, como Itaguaí, via BR 116 (Rio-Bahia). Como a duplicação será feita simultâneamente à construção do Anel Viário (contorno de Belo Horizonte), permitirá, além de retirar o tráfego de caminhões que cortam a capital mineira, facilitar o acesso ao terminal de cargas do Aeroporto de Confins.

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Posted in

2 respostas para “Dnit conclui estudos referenciais para duplicação da BR 381”.

  1. Avatar de Leandro Barroso
    Leandro Barroso

    Realmente a estrada está em boas condições, recentemente foram feitas obras de melhoria ( asfalto novo, mudanças em curvas acentuadas, duplicação no trecho de nova era e tem também um viaduto que vai eliminar uma grnade quantidade de curvas), mas o grande problema desse trecho, entre Ipatinga e BH, é a imprudência e o fluxo de veículos pesados, como você havia dito, é um importante elo de ligação entre o nordeste e sul do país, você deve ter acesso aos dados e se não me engano quase todos os dias ocorre algum acidente nessa estrada. Essa obra além de reduzir o tempo de viagem entre o leste de minas e a capital vai trazer segurança aos dependentes desse trecho, no meu caso vou ter que ir a bh todo fim de semana a partir e maio. E parabéns pelo blog Sr. José Augusto Valente, tenho acessado desde o início, quando vi o anuncio no orkut. Espero que continue o trabalho, trazendo informação de qualidade e confiável para quem se interessa pela área. Ah sim, e sempre que tiver algo de novo sobre aq duplicação da 381 norte, posta aí ou então deixa no meu e-mail. E corrigindo, o polo siderúrgico se localiza na região do vale do aço, Ipatinga, Cel. Fabriciano e Timóteo, a Usiminas em Ipatinga e a Acesita em Timóteo. Aquele abraço!Leandro Ramos Barrosolrbarroso84@hotmail.com

    Curtir

  2. Avatar de José Augusto Valente

    `Prezado Lenadro,Apesar de estar assinado por José Augusto valente, quem postou foi eu, Selma, que contribuo com o blog. Quanto ao erro, consertarei imediatamente e muito obrigada pela atenção.O valente jamais cometeria tal deslize. Ele conhece bem a região.Selma Moraes Campos

    Curtir

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo