Grande fornecedora de três urbanos para o mercado brasileiro, a Alstom já faz planos para produzir no Brasil, de acordo com o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral. Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (dia 30), na sede da SuperVia, na capital fluminense, o governador revelou haver o interesse da empresa francesa em se instalar no estado para atender mais facilmente à demanda brasileira.
“Há a possibilidade de nós trazermos para o Rio uma fábrica de trens. A Alstom está interessada na possibilidade de comprar a fábrica de Santa Matilde, em Três Rios, e investir na recuperação do local”, revela.
O governador está com viagem marcada para a França, junto com o secretário de Transportes Júlio Lopes, onde participará na próxima terça-feira (dia 3) da tentativa de quebra do recorde de velocidade por um trem, feito planejado pelo Trem de Grande Velocidade (TGV) francês, fabricado pela Alstom.
“Vamos aproveitar a ocasião para discutir mais detalhes da vinda da Alstom para Três Rios. Também conversaremos com uma grande operadora de passageiros da França”, conta Cabral.
O governo do Estado do Rio pretende comprar, nos próximos dois anos, 120 novos trens para aumentar o atendimento da SuperVia, hoje de 450 mil passageiros por dia, para 1,5 milhão.
Fonte: Revista Ferroviária On line
Uma dica para o Governador Sérgio Cabral: o BNDES está com uma linha de financiamento para resgatar o trem regional de passageiros, visando, simultaneamente, a instação de uma fábrica de equipamentos, voltada para o Brasil e para a América do Sul. O Ministério dos Transportes está desenvolvendo esse projeto, através da nossa Secretaria, e ele começará a sair do papel a partir de 2008, após os estudos de viabilidade dos trechos prioritários.
Deixe um comentário