A Alstom tenta marcar mais um capítulo na história do transporte ferroviário. É que na próxima terça-feira (dia 3 de abril) a fabricante francesa apresenta ao mundo o V150 (foto), trem com o qual pretende quebrar o recorde mundial de velocidade ferroviária.
Recorde – Na verdade trata-se do mais novo TGV (train à grande vitesse/trem de alta velocidade) da Alstom. Com o V150, tendo como palco a cidade francesa de La Rochelle, nas cercanias de Paris, busca alcançar a incrível velocidade de 540 km/h.
A iniciativa, desenvolvida em conjunto com a Réseau Ferré e a SNCF, órgãos responsáveis pela administração da malha viária francesa, integra o Programa de Excelência Francesa em Transporte Ferrroviário de Altíssima Velocidade…..
Saiba mais sobre o trem: clique aqui
Enquanto isso, no Brasil, o Governo Federal tenta tirar do papel a ligação Rio-São Paulo com um trem de alta velocidade. Já temos interesses demonstrados pelos italianos e mais recentemente pelos coreanos do sul.
Sobre esse assunto, falaremos mais à frente.
Na Europa, os trens de alta velocidade são subsidiados pelo poder público (a construção da via permanente, incluindo a sinalização e estações) e têm como objetivo estratégico substituir os aviões que são altamente poluidores e consumidores de fontes de energia não renovável.
Os trens de alta velocidade são movidos por tração elétrica. São muito confortáveis, silenciosos e pontuais a tal ponto que, na Espanha, a empresa operadora devolve a passagem se o trem atrasar mais que cinco minutos.
Quem já viajou num trem desses não quer saber de outra alternativa.
Deixe um comentário