O Porto do Mucuripe começa a operar com a capacidade de receber navios intermediários e com acesso aos moldes de padrões internacionais. A mudança se deve ao aprofundamento do calado do porto, cujas obras tiveram início no ano passado, passando de dez metros de profundidade para 11 metros. Essa maior capacidade operacional, segundo a presidente da Companhia Docas, Denise Bessa, está prevista para ser inaugurada, no próximo domingo, dia 1º, com o início das atividades do guindaste MHC, de fabricação alemã.
O equipamento foi comprado por um consórcio entre as empresas Termaco e Brandão Filhos por cerca de R$ 9 milhões. O guindaste irá aumentar a produtividade do Porto do Mucuripe de 12 para 20 contêineres/hora. Esse é um salto muito grande que o porto está dando´, assinala Bessa.
Leia a íntegra

Os recursos que vem sendo repassados pelo governo federal através da Agenda Portos tem melhorado a capacidade operacional dos portos brasileiros. Só no Mucuripe, os investimentos em 2006 somaram R$ 15 milhões, que foram aplicados em obras de contenção e aprofundamento do calado de 10 para 11 metros com meta de atingir 13 metros ainda este ano. Além disso, estão em início obras de derrocagem. Essas ações já aumentaram o desempenho da cadeia logística com reflexos na produção, o que levou a demanda por mão de obra em cerca de 4%. Mucuripe é o maior porto do Ceará em movimentação – 3,5 milhões de toneladas no ano passado – e exporta principalmente granéis sólidos, líquidos, carga solta e, principalmente frutas de diversos estados da Região Nordeste.


Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Posted in

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo