A movimentação de contêineres nos portos e terminais de uso privativo subiu 51,86%, ao sair de 41,67 milhões de toneladas em 2005 para 63,28 milhões em 2006. Houve crescimento também na movimentação por unidade de contêiner, que cresceu 7,6% no período, saindo de 3,58 milhões de unidades para 3,85 milhões. O maior crescimento da movimentação de contêineres por unidade ocorreu no porto de Itaguaí, no Rio de Janeiro (foto) onde a movimentação subiu 47,27%. Maceió (AL) foi o segundo porto que mais cresceu em 2006, ao registrar aumento de 34,86%. Em terceiro ficou o porto de Imbituba (SC), com aumento de 24,4% em unidades.

A maior queda na movimentação de contêineres por unidade ocorreu no porto fluvial de Manaus (AM), com redução de 33,87%, seguido pelo porto de Fortaleza (CE), com queda de 20,41% e pelo porto de Rio Grande (RS), com diminuição de 9,74%.
Mais informações no site da Antaq

O crescimento na movimentação dos portos decorre não só em função do aumento das exportações. Os investimentos que vêm sendo realizados pelo governo federal têm contribuído para melhorar a infra-estrutura e permitir que a iniciativa privada invista cada vez mais nos terminais. Os recursos provenientes do PAC permitirão aos portos atingir desempenho favorável a suprir a demanda reprimida ao longo dos anos.

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Posted in

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo