A agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva será dedicada ao transporte ferroviário do Rio de Janeiro no dia 11, quarta-feira. Depois de viajar num trem da SuperVia da Estação Engenho de Dentro, onde está sendo construído o estádio Engenhão, até a Central, Lula irá de metrô até a recém-inaugurada Estação Cantagalo, em Copacabana. Lá, o presidente vai implodir uma pedra como símbolo do início das obras de expansão da Linha 1, até General Osório, em Ipanema.
“O presidente Lula está vindo para andar no trem coreano, saindo do Engenhão até a Central. Depois, vai simbolizar o início das obras da Estação General Osório”, antecipou o governador do Rio, Sérgio Cabral, que participou hoje do lançamento do Projeto Pró XXI, que pretende transformar os trens cariocas em metrôs de superfície.

Fonte: Revista Ferroviária

A demanda pelos transportes ferroviários nas grandes cidades se reletiu na tarde de ontem, durante audiência pública na Câmara dos Deputados, em que o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, ouviu de parlamentares pedidos para inclusão desse meio de transporte no PAC, a fim de atender a cidades como Goiânia, Fortaleza e Belo Horizonte.
Em qualquer país desenvolvido da Europa, utiliza-se e investe-se pesadamente no transporte de massa, que são os trens e metrôs. Em Madrid, nenhum morador está a mais de 500 m de uma estação de Metrô, que já está com 250 km e continua em expansão. São Paulo, com o dobro da população tem míseros 50 km.
Entre outras vantagens, a drástica redução de emissão de poluentes.

Se vc ainda não conhece o Metrô do Rio, veja este filmete comercial.


Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Posted in

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo