O desvio da praça de pedágio de Vila Cristina, em Caxias do Sul, está trancado para reformas, mas motoristas que transitam pela BR-116, entre Caxias e a Região das Hortênsias, encontraram uma opção para escapar das tarifas: uma rua particular de um posto de combustíveis. O acesso, usado desde ontem, é a ruela junto ao Posto Fagundes (foto), ao lado do pedágio. A associação das concessionárias de rodovias informou que analisará a possibilidade de questionar o fato na Justiça.
Uma cancela foi instalada, e dois frentistas, munidos de rádios, monitoram quem abastece. Os que não abastecem não são proibidos de passar, mas recebem a informação de que o desvio é uma espécie de “troca de favores”.
Fonte: Jornal Zero Hora
A fuga inviabiliza a operação da rodovia, sustentada pelo pedágio. Enquanto não houver uma cobrança 100% informatizada, ela tem que ser feita nas praças de pedágio. O principal conceito é ‘se todos pagarem, todos pagam menos’. A tarifa sendo módica, há menos estímulo à fuga. Esse é o círculo virtuoso que temos que construir.
Deixe um comentário