Geólogos chineses acreditam que a quarta parte da cordilheira do Himalaia pode ser feita de ferro, cuja exploração contribuiria para atenuar a escassez do minério no país, informou o site da agência “Chinanews”. Os pesquisadores esperam que a camada de rocha metamórfica que cobre grande parte dos montes mais altos do mundo contenha ferro, afirmou Bian Qiantao, do Instituto de Geologia e Geofísica da Academia Chinesa de Ciências. O cientista, que faz parte da Equipe de Expedição Internacional do Himalaia, descobriu na região quartzo magnético, com 80% de magnetita e 50% de ferro.

A comunidade de cientistas se mostra otimista diante da primeira descoberta. Grande parte da camada de rochas pode abrigar uma gigantesca mina de ferro.

A China é o maior importador de ferro do mundo. As compras da sua extensa indústria de aço cresceram a um ritmo de 30% ao ano entre 2000 e 2005. A grande demanda elevou os preços internacionais do mineral, com altas de 71,5% em 20054 e 19% em 2006. Agora, o país tenta descobrir novas jazidas que evitem uma dependência excessiva das importações.
(Fonte: Correio do Estado)

Alguém perguntará: o que isso tem a ver com logística e transportes?

A China é um dos maiores importadores do nosso minério de ferro e isto influencia a atual cadeia logística desse produto. Se ela se tornar auto-suficiente, o que ocorrerá com a nossa produção? Se esta for re-direcionada para o mercado interno, que impacto terá na atual infra-estrutura?

Vez por outra, voltaremos ao tema “planejamento de longo prazo” e como as “incertezas críticas” poderão afetá-lo.


Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Posted in

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo